terça-feira, 16 de outubro de 2007

Music and la vérité

(para ler depois de ver o vídeo)


Dia desses me peguei encantada por um clip que passava na VH1, a MTV dos trintões.
Ao som da linda música do Snow Patrol, um carro percorre as ruas de Paris até chegar a Montmartre. Uma linda moça aguardava o motorista na sua escadaria. Pelo bonde que cruza o caminho, as centenas de carros antigos e a franjinha loura, visivelmente não era a Paris atual... Inimaginável para a produção de um clip, ou mesmo que fosse um curta, reproduzir tão fielmente um outro tempo, por um espaço tão longo.

Uma pergunta aos oráculos youtube e wikipedia e voilà: trata-se de um curta produzido no ano em que eu nasci, 1976, por Claude Lelouch, na onda do cinema verdade. O rapaz prendeu a câmera de 35mm no pára-choque do carro e saiu dirigindo como doido às cinco da madrugada em um domingo de agosto. Dizem que Lelouch chegou a ser preso por causa da direção irresponsável. O que parece esquisito. Mas enfim...
Na internet, especulações sobre a velocidade percorrida pelo carro (uns malucos fizeram até tabelas, de acordo com o percurso) e, principalmente, sobre qual carro seria - ferrari, mercedes? E se o som que se ouve no curta é o mesmo do carro em questão... Bem, parece que não.

Eu estava em dúvida se postava aqui a versão do clip, ou a original, com o som do carro acelerando. Ou ambas. Mas, depois desse quiprocó do carro, eu decidi que trilha sonora por trilha sonora, eu fico com a mais melódica.

Que vérité que nada!
There is no such thing.

Mas, claro, não deixem de ver o curta :)

http://www.youtube.com/watch?v=lyabObFKp0s

Nenhum comentário: