segunda-feira, 12 de novembro de 2007

Metropolis

Neste fim de semana pude estar mais tempo na cidade.
Fui trabalhar na SIBL, parte da biblioteca pública de NY.
Em frente ao Empire State Building. Lugar incrível.
E público. O que é mais incrível ainda.
Não me perguntaram nada, não pediram documento nenhum, simplesmente o material que eu havia solicitado por email estava reservado para o meu sobrenome, e pronto. Peguei, fui para o leitor de microficha e passei a tarde toda ali, relendo aquele "evento" de 1978.
Você compra seu cartão de cópias, carrega com o tanto em dinheiro que você acha que vai precisar, e você mesma faz as suas cópias. Simples, independente e , em tese, eficiente.
A menos quando acaba o toner da impressora em pleno sábado à tarde, quando os técnicos de informática parecem estar de folga.
Aconteceu ao meu lado, com uma senhora sósia da Marta Suplicy. Botox included.

Saí de lá no sábado à noite, as ruas lotadas.
Me dou conta de que esses últimos vinte anos da minha vida me transformaram numa autêntica caipira. Quanta gente! E as luzes da cidade, prédios inteiros, iluminados. Olho embasbacada pra tudo isso. Nem parece noite, a luz irradia dos andares incontáveis dessa cidade vertical.
Todo mundo comprando alguma coisa, uma loja é mais tentadora que a outra. Numa só quadra Zara, H & M, Banana Republic, GAP, Victoria's Secret e eu começo a me lembrar como é achar que você pre-ci-sa de tudo aquilo.
E parece tudo tão acessível... todos têm uma ou outra sacola. Ou várias.
E aí me lembro das crianças pedindo para comer os restos de tapioca na orla da cidade onde eu, realmente, vivo. E alguma coisa dentro de mim colapsa.

2 comentários:

Anônimo disse...

É isto minha filha, acompanho seus passos mesmo de longe.
Torço por você em todos os sentidos.
Ame a vida! Mesmo que a nossa realidade seja dura e triste. Mas, ainda bem que estas crianças pedem o pedaço de tapioca e matam a fome daquele dia, sem se preocupar com o dia de amanhã. Jamais sonharão em conhecer um outro lugar onde impera o luxo como neste país que você está vivendo e que faz bem para os nossos olhos.
Aproveite! É o seu momento.
Amo você, querida.

Dani disse...

:)
Beeeeijo com saudades.