quarta-feira, 7 de novembro de 2007

New York, New York

Tudo tem sido muito rápido, e intenso. Está difícil parar para pensar, O que dizer então escrever!
Meu domingo foi ótimo, conheci meus anfitriões que são maravilhosos, apaixonados pela vida, pelos lugares, pessoas e seres.
Passamos pelo Brooklyn e fomos ver o pôr do sol à beira do Rio Hudson, sob a Ponte Verrazano.
Muito lindo. O bairro é super agradável, tranquilo, caseiro.

Manhattan também foi qualquer coisa. Primeiro pela grandiosidade que intimida.
A altura dos prédios e você, no caso eu, com meus míseros 1,58, ali embaixo... é inevitável sentir-se quase nada. Milhões de lojas, infinitos cruzamentos, rostos de absolutamente todas as cores, formatos e expressões.

Entrar na Saint Patrick's Cathedral foi uma experiência única.
Estava muito frio, e a igreja quentinha, silenciosa, gigantesca mas acolhedora, católica bem no meio dessa loucura capitalista toda...
Me senti tão acolhida... e foi quando me dei conta de onde eu estava... ou, quando caiu a ficha. Foi mágico, religioso, talvez.

Fiquei encantada também com o Central Park.
Graças ao aquecimento global, outubro e esse breve comecinho de novembro têm sido mais quentes que o normal. Ou seja, as árvores ainda têm folhas, estão começando a mudar de cor e cair.
É indescritivelmente maravilhoso. No final da tarde, o sol batendo nas folhas amarelinhas... encantador. E ter uma tarde para caminhar por ali, um privilégio.

No Strawberry Fields, construído em homenagem a Lennon, pessoas e flores.
Conversei bastante com um senhor que estava ali sentado com uma plaquinha engraçadíssima: I'm not gonna lie: I need a beer!
Pior que funciona! Não somente as pessoas se simpatizam e tiram fotos, como contribuem para sua causa tão nobre. rs...
Quando o frio chegar de vez este fã dos Beatles, que acredita que Lennon deveria ter sido presidente dos EUA, vai fugir para o sul, como os pássaros. Vai para Key West.

Times Square me pareceu... acho que não há outra palavra: assustadora.
Tudo aquilo que a gente vê nos filmes de ficção científica. Mas em três dimensões e com milhões de pessoas esbarrando em você.
Para mim, que andei circulando pelos vinhedos do interior paulista e que me encontrei há tão pouco tempo com as terras e as herdeiras de Maria Bonita, aquilo ali é um pouco demais.
Eu não sei, mas fiquei com a impressão de que "agora eu entendi tudo".
Depois de andar pela Times Square, totalmente "over".

O arquivo onde estou trabalhando desde terça (ontem) é o sonho de qualquer pesquisador.
Levo duas horas e quatro trens para chegar até ele.
Aliás, parênteses. A única coisa que me incomoda nisso é ficar percorrendo os subterrâneos... Acho sufocante, claustrofóbico. E feio demais, com exceção da hora em que o metrô dai do Brooklyn para entrar em Manhattan pela ponte, que é muito lindo. Não pude ainda, como faz a maioria, me desligar do "lugar" com um livro, música ou algo do gênero, como dormir também. rs... Mas, agora que comecei a entender o percurso, isso me parece inevitável.

Não gosto de pensar no "perigo" dos ataques terroristas, mas ele está estampado em todos os lugares: se você vir alguma coisa, diga. Aprenda os procedimentos de emergência. Se você trabalhou no WTC depois do 9/11 e se sente doente, você tem direito a uma compensação. Etc, etc, etc. E latinos, chineses, ucranianos, russos e tantos imigrantes cruzando a cidade pelas suas entranhas. Tantos sotaques...

Mas, enfim, voltando ao arquivo. É um casarão lindo, de pedra, construído pelos Rockefeller. Fica num lugar chamado Tarrytown, uma cidadezinha a 20 milhas de nova Iorque. A viagem de trem vai seguindo o curso do Hudson. É linda, linda, ainda mais num dia de sol como hoje. Tarrytown, assim como boa parte do vale do Hudson, é cheia de mansões com jardins enormes.
Além de ser em um lugar lindo, o atendimento é impecável, e o material, super interessante... Riquíssimo... Está sendo muito produtivo.
Assim que eu puder colocarei fotos. E escreverei mais.

2 comentários:

Anônimo disse...

Oi querida!
Adorei o relato!! As pessoas dizem mesmo que LDN e NY são cidades muito parecidas, e enquanto lia seu post fiquei ainda mais com essa impressão! E mesmo os arquivos... depois preciso te contar sobre a maravilha que são os arquivos daqui! Fico emocionado! rs
Beijos! Escreva sempre contando as aventuras na macã!
Beijos
chris

Dani disse...

Só o método comparativo para dizer não? rs... Let's work on it... rs...
Beijos querido.